"Que minha vida e minha glória sejam jogadas ao chão e do pó possa brotar um perfeito adorador" Filhos do Homem

quarta-feira, 16 de março de 2011

Academia Evangélica de Letras ???







Só hoje que fiquei sabendo que existe isso. Academia Evangélica de letras do Brasil.
No início até achei que fosse uma idéia bacana, reunir os grandes escritores brasileiros de literatura evangélica. Entrei no site para ver do que se tratava e veio a grande decepção.

Nada mais é do que uma cópia muito mal feita da ABL secular que é famosa por suas reuniões tradicionais e extremamente conservadoras. Onde poucos tem a chance de entrar e os que entram são chamados de imortais. Cada um tem a sua cadeira numeradas e em sessões solenes cada 'imortal' veste o fardão da academia.

As fotos no site da ABL Evangélica mostra exatamente isso, pastores que se vestem com um fardão, que mais parece uma túnica e as reuniões me pareceram ser muito semelhantes com as da ABL.

Não sei o que dizer. simplesmente lembro as palavras do sábio apóstolo Paulo no capítulo 2 de I Coríntios e me faz pensar, onde essas pessoas que se dizem 'homens de Deus' estão querendo chegar? Falando e firmando suas vidas em sabedoria desse mundo?


Olhando as fotos me vem na mente uma sessão maçom, essas roupas e essas medalhas no peito. Sinceramente, eu não entendi onde está o evangelho aí!

Um comentário:

Robson Costa disse...

Caro Sr Ruan Ladwig,

Agradeço sua preocupação em relação aos objetivos e práticas da AELB. São pertinentes, mas muito rasas e desencontradas as informações. A despeito de sua pessoa só hoje (16 de março de 2011) ter tomado conhecimento da existência da AELB, ela data de várias décadas. Não é uma cópia mal feita da ABL: é uma outorga desta, visto sua seriedade e fundamento; faz dos intelectuais cristãos evangélicos orientadores para a Nação, especialmente do Povo de Deus.

Apesar de nunca alguém ter respondido ou participado de sua visão/postagem, creio que minha participação rompe a barreira temporal, ajudando no entendimento de todos que possam vir a passar por aqui.

Vale salientar que, a Diplomação do Reverendo Bolívar Bandeira, como primeiro Presidente da Academia, foi efetuada pelo então Presidente da Academia Brasileira de Letras, sua Excelência Dr. Austregésilo de Athayde.

Deixo alguns links para apreciação de todos, juntamente com o convite para participar de um de nossos encontros (são cultos; não encontros secretos, como sugerido). Alguém possui trabalhos publicados ou desenvolve/desenvolveu algo relevante para a Cultura Evangélica? As portas estão abertas! Candidate-se. Mesmo quem não é membro é sempre bem-vindo em nosso meio (reuniões abertas).

http://colunas.gospelmais.com.br/noticias-da-academia-evangelica-de-letras-brasil_10361.html

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=8388&cat=Ensaios

http://www.aelb.org/estatuto/

http://regionalevangelico.com.br/aelb-lanca-segunda-edicao-de-concurso-cultural/


Shalom


Ao vosso dispor


Robson Costa, Consultor Empresarial

Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil
Desenvolvedor de Projetos Estratégicos de Proximidade
Instrutor de Defesa Civil