"Que minha vida e minha glória sejam jogadas ao chão e do pó possa brotar um perfeito adorador" Filhos do Homem

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vencendo o pecado


“Quem não quer perder para o pecado, não sobe no ringue para competir com ele.”

Esses dias li essa frase em uma rede social e nem me lembro mais quem a citou, mas o fato é que é uma verdade e me instigou a pensar sobre o assunto.

Existe alguma maneira do homem não pecar?
O Salmista diz: Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti (Sl 119:11), mas a verdade é que mesmo grandes homens de Deus, inclusive o salmista DAVI, que vivem em constante oração e leitura bíblica, dão suas derrapadas diante do pecado, não por querer, mas por ser humanos e herdeiros do pecado como diz Romanos 5:12.
Não somos hipócritas em dizer que somos santos e não pecamos, mas podemos ser santificados por Deus, e nossos pecados perdoados pelo sangue do Cordeiro – Jesus.

Mas podemos ao menos evitar o pecado?
Sim. Podemos. Provérbios 27:7 diz, “A alma farta/saciada pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce.”
O único meio de conseguirmos evitar o pecado que nos rodeia é alimentando nossa alma com as coisas de Deus. Oração e bíblia.
Se o corpo necessita de carboidratos, proteínas, vitaminas e outras coisinhas para se sustentar, com nossa alma não é diferente. Precisamos alimentá-la para que haja força, e sobretudo vida. E qual o combustível/alimento da alma? DEUS. Só conseguimos alimentá-la buscando a Deus, seja em oração, adoração, leitura da sua palavra. Devemos a todo o tempo estar com nossos corações firmados em Deus, que é a verdadeira razão de nosso existir.
Na palavra de Deus, encontramos inúmeras pessoas que colocaram em seu coração em não pecar contra Deus e venceram apenas alimentando sua alma em Deus. Podemos citar o exemplo de Daniel, a menina escrava na casa de Naamã, Estevão e tantos outros. Mas infelizmente também encontramos outros que tomaram a decisão errada, o caminho errado e com a alma faminta se lambuzaram com o sabor amargo do pecado. Exemplos: Sansão, Jeazi, Esaú e muitos outros que poderíamos numerar aqui.
Portanto se não podemos viver nesse mundo sem pecado, ao menos podemos ligar nossos corações em Deus e alimentar a nossa alma para a hora que nos depararmos com os manjares do pecado possamos como disse Salomão, pisar o favo de mel.

E se pecarmos? O que fazer?
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” (1 João 2:1)

As palavras do apóstolo do amor, chamado “aquele a quem Jesus amava”, dispensa qualquer tipo de explicação, sabendo que temos Jesus como nosso advogado basta apenas que ele encontre em nós um coração arrependido e o desejo de não repetir os mesmos erros e com certeza Ele que deixou toda sua glória, fazendo-se servo e entregando sua vida, sendo fiel até a morte e morte de cruz, nos perdoará de nossos pecados e purificará assim a nossa alma para que possamos enchê-la de Sua doce e gloriosa presença que é o que nos afastará de todo o pecado.

Ruan Ladwig

2 comentários:

Aline disse...

Aualizou e atualizou bonito, sábias palavras. Que Deus continue te usando como canal de bençãos, através deste blog e em toda a sua vida.Sou sua fã.

Thiago Ramos disse...

Bom Dia Ruan, sou da BandaMIRA, da qual você fez comentou no post sobre a semana evangélica em Itajaí de 2008. Lançamos nosso primeiro CD "Admirado" mês passado e gostaria que você conhecesse nosso trabalho, no nosso myspace possui trechos da músicas: http://www.myspace.com/bandamira - ou você pode entrar em contato comigo: thiagocramos@gmail.com - Muito obrigado por suas palavras. Abraços!